Tetrametilsilano

Eu sou seu padrão de escolha para espectroscopia de NMR. Que molécula eu sou?

O tetrametilsilano (TMS1) é o tetraalquilsilano mais simples e o organossilício análogo do neopentano. É um líquido volátil com um odor característico “organometálico”.

O TMS é conhecido pelo menos desde 1911, quando Artur Bygden o preparou a partir do tetracloreto de silício e do reagente de Grignard cloreto de metilmagnésio. Hoje em dia, o TMS é feito de forma menos dispendiosa, como um dos produtos da alquilação direta do silício elementar com clorometano.

TMS às vezes é usado como um material de partida para sintetizar organossilanos mais complexos, mas seu principal uso é, de longe, como um padrão interno versátil em espectroscopia de NMR. Seus sinais 1H, 13C e 29Si são nítidos e têm ressonâncias que são distintamente diferentes dos núcleos normalmente encontrados em amostras de teste.

TMS é um padrão tão comum que seu deslocamento químico de 1H (δ) é definido como zero. Na maioria dos espectros de 1H, todos os sinais estão à esquerda (campo inferior) do sinal TMS, embora prótons altamente protegidos em alguns compostos aromáticos possam aparecer à direita de TMS.

TMS altamente solúvel é um padrão ideal para gerar espectros de NMR de amostras em solventes orgânicos, mas sua baixa solubilidade em água o torna inutilizável para amostras aquosas. O baixo custo, a inércia química e a facilidade de remoção do TMS devido à sua volatilidade são fatores adicionais que o tornam o padrão universal para NMR de solução orgânica.

Quer saber mais? Acesse
https://www.acs.org/…/mole…/archive/t/tetramethylsilane.html
Produto da American Chemical Society
Traduzido por Luis Souto, arte por Giuliane Fuzetto e revisão por Gabriel Pasian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *