Quem somos

Fundado em 2015 na USP São Carlos, o ACS USP Student Chapter é um grupo de extensão internacional dos alunos de graduação do Instituto de Química de São Carlos e parte oficial da American Chemical Society (ACS), sendo também o primeiro Student Chapter da ACS no Brasil. Com o intuito de divulgar a ciência no âmbito acadêmico e social, o Student Chapter desenvolve projetos de educação científica nas escolas assim como olimpíadas nos ensinos fundamental e superior. A atuação ocorre também pelas mídias sociais com o objetivo de difundir conhecimentos científicos e curiosidades sobre a Química. Projetos como “Molécula da semana”, “Famoso da semana” e ”Minuto da Química” são os cargos chefes das redes sociais.

Nosso grupo acredita no poder transformador do conhecimento, sobretudo da química. Isto é, enxergamos que entender o universo abre portas para a realização de feitos que serão responsáveis pela melhoria da vida de pessoas. Por isso buscamos em tudo, principalmente nas pessoas, novos saberes, com respeito e humildade, e, na realização de nossas atividades, prezamos pela inovação e pelo envolvimento dos membros, de forma que sempre haja essa troca, onde todos que passem pelo grupo deixem um pouco de si lá e levem consigo uma grande experiência.

Nossa visão

Nossa visão como grupo é a de ser um exemplo para a comunidade em difusão de conhecimento científico. Somos engajados e queremos demonstrar nossa força de vontade e bom desempenho no campo da ciência e comprometimento com a Química. Gostaríamos de ser lembrados como um grupo que valoriza a educação, e portanto, quer que todos tenham acesso a ela de forma simples e didática.

Missão e Projetos

Somos um Grupo de Extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Química de São Carlos e reconhecido pela American Chemical Society (ACS). Trabalhamos com a Divulgação Científica, com o intuito de impactar pessoas no mbito Acadêmico e Social, possibilitando assim que a Ciência e Informação cheguem a todos.

A ACS USP Student Chapter existe há cinco anos e ao longo desses anos desenvolvemos diversos projetos dentro do grupo, sendo estes: Molécula da Semana (MOTW: molecule of the week); Pessoas Famosas; Química do Cotidiano; Minuto da Química, InfoChapter e Encontro Acadêmico. Além disso, estamos sempre trabalhando na elaboração de outros projetos, a fim de que possamos sempre levar informações à sociedade de forma inovadora e segura.

Nosso grupo

Gustavo Gabriel