A química dos tecidos

O tecido é muito presente no nosso cotidiano, está desde os sapatos e roupas que usamos até lençóis, carros e móveis. No entanto, você já se perguntou sobre a composição desse material e o seu impacto a nós?

Este produto resulta do entrelaçamento ordenado ou desordenado de fios ou fibras têxteis, que podem ser divididas em naturais e não naturais. As fibras têxteis naturais são obtidas de fontes orgânicas vegetais, constituídas de celulose, ou animais, que possuem proteínas. Já as não naturais são produzidas por processos industriais, sendo dividida em artificiais, que são obtidas a partir de polímero natural de celulose, e em sintéticas, que possuem polímeros formados a partir de resinas derivadas do petróleo como matéria-prima.

De forma resumida, a produção têxtil é iniciada com a obtenção da matéria-prima, que são as fibras têxteis, e em seguida, ocorre o processo de fiação com a finalidade de obter o fio, o qual será tramado de formas diferentes pela tecelagem ou pela malharia. Após essas etapas ocorre o beneficiamento, o qual o fio ou o tecido passará por um conjunto de processos, como por exemplo o tingimento, e por fim poderá ser confeccionado e enviado ao consumidor final. 

Entretanto, a indústria têxtil é um dos maiores poluentes do mundo, tendo um impacto ambiental desde as etapas de produção do tecido até quando já está sendo consumido, podendo gerar poluição dos efluentes líquidos, emissões de poluentes particulados e gasosos, resíduos sólidos e até mesmo ser nocivo à saúde humana, como o formaldeído e o látex as vezes presentes, que podem provocar reações alérgicas.

E aí gostou do tema e quer saber mais sobre? Fique atento às próximas postagens do química do cotidiano e acesse nossas fontes. Aproveitando, comente, curta, salve e compartilhe para atingir mais pessoas!

Fontes: https://pdfs.semanticscholar.org/7edf/a2bf14497e31f20d5a17fa80a20889150ef6.pdf; http://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/970/1/20151S_TEIXEIRALucilaLoureiroFerreira_CD2082.pdf; https://chemicalsinourlife.echa.europa.eu/pt/clothes-and-textiles

Texto e arte por Beatriz Lopes e Revisão por Yara Botassio 

#Química #USP #IQSC #Tecido #indústriatêxtil #ciência #fibratêxtil #ambiental

 


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como esta em nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *