Kathleen Lonsdale

Hoje, a ACS USP Student Chapter te apresenta a cristalógrafa britânica Kathleen Lonsdale, que ficou conhecida por provar, em 1929, que o anel de benzeno é plano usando métodos de difração de raios X para elucidar a estrutura do hexametilbenzeno.

Nascida na Irlanda em 1903, e aos 5 anos se mudou com sua família para a Inglaterra, na infância começou seus estudos em uma escola para garotas, porém foi transferida para uma escola de garotos, para estudar matemática e ciências, matérias que não eram oferecidas em sua instituição anterior. Recebeu seu doutorado 1936, pela University College London.

Ela foi a primeira a usar métodos espectrais de Fourier enquanto resolvia a estrutura do hexaclorobenzeno em 1931.  Mais tarde, ela desenvolveu uma técnica de raios-X com a qual obteve uma medição precisa (até sete dígitos) da distância entre os átomos de carbono no diamante.

Durante sua carreira, ela alcançou vários primeiros lugares para cientistas mulheres, incluindo ser uma das duas primeiras mulheres eleitas Fellow da Royal Society (FRS) em 1945 (com Marjory Stephenson), primeira mulher professora titular na University College London, primeira mulher presidente da União Internacional de Cristalografia e primeira mulher presidente da Associação Britânica para o Avanço da Ciência.

Ela foi muito importante para sua área de estudos e abriu muitas portas para as mulheres na ciência, em uma época marcada por grande preconceito, mostrando com êxito a importância das mulheres na ciência!

E aí, ficou interessado em saber um pouco mais sobre essa cientista incrível? Então corre dar uma olhada na fonte massa que usamos para a elaboração desse texto!!

Fonte: https://www.britannica.com/biography/Kathleen-Lonsdale


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como essa nas nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *