Johanna Döbereiner

Hoje, a ACS USP Student Chapter apresenta a cientista Johanna Döbereiner que ficou conhecida por suas pesquisas relacionadas a fixação biológica do nitrogênio, estudo este que a levou até a uma indicação ao Prêmio Nobel de Química.

Nascida na República Tcheca, Johanna mudou-se para o Brasil anos após a segunda Guerra Mundial, visto que com o fim desta, a população de língua alemã foi intensamente perseguida. Entretanto, antes disso, graduou-se em Agronomia pela Universidade de Munique em 1947, mesmo ano em que emigrou para o Brasil, a fim de desenvolver estudos relacionados à microbiologia do solo.

Além disso, trabalhou durante 49 anos no Instituto de Ecologia e Experimentação Agrícola, que anos mais tarde fora transformado em um Centro de Agrobiologia da EMBRAPA, onde desenvolveu pesquisas sobre bactérias fixadoras de nitrogênio que podem metabolizar um elemento presente no ar, de modo a transformá-lo em “alimento” para as plantas, ou seja, em produto que poderia ser absorvidas por elas, o que mostra sua contribuição, mesmo que indireta também para a Química.

Suas pesquisas sobre a fixação de nitrogênio por bactérias rhizobium, permitiram a eliminação de adubos nitrogenados na cultura de soja, o que possibilitou que os produtores brasileiros conseguissem diminuir seus custos com a produção, tendo maiores chances de competir com o mercado internacional. Legal, né ?

Essas foram apenas algumas das contribuições de Johanna Döbereiner para a ciência, principalmente para comunidade científica Brasileira, representando com êxito as mulheres na ciência.

E aí, ficou interessado em saber um pouco mais sobre essa cientista incrível? Então corre dar uma olhada nas fontes massas que usamos para a elaboração desse texto!!

Fontes: https://www.embrapa.br/mem…/personagens/johanna-dobereiner & http://usp.br/…/johanna-liesbeth-kubelka-dobereiner-a…/

 


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como essa nas nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *