Gertrude B. Elion

Hoje, a ACS USP Student Chapter te apresenta a farmacologista americana Gertrude B. Elion, que em conjunto com George H. Hitchings e James W. Black receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1988, graças aos seus estudos no desenvolvimento de medicamentos usados para tratar diversas doenças.

Elion cresceu em uma família humilde, a qual serviu como inspiração para a sua escolha em estudar ciências, particularmente Química. Acompanhou de perto a doença que levou a morte de seu avô, intrigada com tal doença dedicou-se aos estudos voltados para a farmacologia, formando-se em Química na Hunter College no ano de 1937.

Infelizmente, mesmo possuindo um ensino superior, não conseguiu um cargo como pesquisadora de pós-graduação, entretanto, devido à segunda grande Guerra, as indústrias careciam de químicos em seus laboratórios e foi por meio disso, que Elion conseguiu um emprego em uma indústria de alimentos. Embora fosse um bom emprego, a real paixão dela estava na pesquisa, a qual ela não pode exercer até então devido a forte desigualdade entre homens e mulheres na sociedade da época. Insatisfeita com sua situação, passou a buscar emprego em indústrias farmacêuticas, logo encontrou uma oportunidade de trabalhar no laboratório da Glaxo Welcome, onde ficou por mais de 40 anos.

Gertrude estabeleceu rapidamente uma parceria com George Hitchings, a partir da qual, os cientistas dedicaram-se ao estudo das diferenças bioquímicas e fisiológicas entre células normais e patológicas. Por meio dessa análise, eles conseguiram desenvolver drogas que teriam como alvo um patógeno específico, sem que as células normais do hospedeiro humano fossem agredidas, o que revolucionou o campo médico em geral, já que até então os farmacologistas usavam uma abordagem de tentativa e erro, além de que os medicamentos eram extraídos de substâncias naturais.

Gostou da história dessa cientista incrível e quer saber um pouco mais sobre ela? Acesse a fonte que utilizamos para a escrita deste post!

Fonte: http://usp.br/cienciaweb/2021/05/gertrude-belle-elion-premio-nobel-pela-descoberta-de-novos-medicamentos/

 


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como essa nas nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *