Ernest Baron Rutherford

Hoje, a ACS USP Student Chapter te apresenta o físico britânicoNelson Collegiate School de Nelson. Ele foi a figura central no estudo de radioatividade que liderou a exploração da física nuclear, e o responsável pelo conceito de átomo nuclear, sendo o primeiro a dividir o átomo. Inclusive, recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1908, foi presidente da Associação Britânica para o Avanço da Ciência (1923) e da Royal Society (1925 – 1930).

Nasceu em 30 de agosto de 1871, em Spring Grove, Nova Zelândia. Estudou na Nelson Collegiate School e, em 1890, ganhou uma bolsa para estudar no Canterbury College, na Universidade da Nova Zelândia, onde também realizou sua pós-graduação e, em 1893, para completar, ganhou um mestrado em artes (MA) com honras de primeira classe em ciências físicas, matemática e física matemática. Ainda em Canterbury ele realizou uma investigação sobre a capacidade de uma descarga elétrica de alta frequência, como a de um capacitor, de magnetizar o ferro,ganhando assim o diploma de bacharel em ciências (BS) no final de 1894.

No mesmo ano, recebeu uma bolsa de estudos da famosa Grande Exposição de 1851, o que lhe permitiu ir para a Universidade de Cambridge como estudante de pesquisa no Laboratório Cavendish sob a orientação de JJ Thomson. Durante a investigação da radioatividade, ele cunhou os termos raios alfa, beta e gama.

Legal né? Embora tenhamos resumido suas contribuições, Rutherford foi um passo importante na compreensão das reações nucleares, além de ter contribuído em muitas outras áreas.

Ficou interessado em saber mais sobre ele? Acesse a fonte que usamos para elaboração desse post massa!

Fonte: https://www.britannica.com/biography/Ernest-Rutherford

 


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como essa nas nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *