A química das bebidas alcoólicas

Feita de grãos de cereais e batatas, a vodka passa pela fermentação, com aproximadamente 16% álcool, depois por destilação e filtração, quando as impurezas são removidas o que aumenta a concentração alcoólica para 96%, e finalmente diluindo a solução em água, o álcool vai para 40%. Para quem estudou um pouquinho de química orgânica, o etanol CH3CH2OH é bem conhecido, mas você sabia que ao redor de água o etanol forma um complexo? Acredita-se que o número de moléculas de água ao redor deste hidrato varia o gosto da vodka.

Já a gin, apesar de também passar por fermentação, destilação, e filtração, os ingredientes químicos vão além do etanol e água, como ameixas e frutas vermelhas por infusão, ou até amêndoas e casca de laranja. Um fato interessante é que a água tônica, comumente misturada com gin, tem um sabor amargo por conta da quinina, com propriedades medicinais contra a malária. Historicamente, a gin era usada desde o século 13 para tratamentos de rim e bexiga.

Uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo, e a mais do Brasil, a cerveja e o chope também são dois dos principais produtos de exportação brasileiros. A química por trás da cerveja é um pouco mais complicada que a das outras bebidas destiladas, começando com a maltagem, moagem, brassagem, filtração, fervura, clarificação, resfriamento e oxigenação, e então a fermentação, maturação, filtração, envase e pasteurização. Eu sei que parece muito complicado, mas do ponto de vista da química, dois processos são particularmente interessantes: fermentação e pasteurização. A primeira consta com a reação Glicose + 2 ATP + 2 NADH 2  formando Ácido pirúvico (C3H4O3), que com a ação das leveduras forma etanol e CO2. A segunda, criada por Louis Pasteur, serve para destruir microorganismos patogênicos, por meio de altas temperaturas em um curto período de tempo.

O vinho também possui uma química interessante, com três compostos orgânicos que se destacam: antocianinas, flavonoides, taninos e flavo-3-noide. O primeiro é encontrado na casca da uva e colore a bebida, o segundo possui potenciais antioxidantes, o terceiro é um polímero e causa a sensação de boca seca, o último a amargura do vinho.

Fonte: https://www.compoundchem.com/?s=Alcohol

 


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como esta em nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *