Cloreto de 9-fluorenilmetiloxicarbonil

Se você é uma amina, pode precisar da minha proteção. Que molécula eu sou?

Grupos protetores são uma ferramenta fundamental na síntese orgânica. Em geral, um grupo de proteção é usado para “proteger” um grupo funcional reativo ou instável de interferir nas etapas subsequentes de uma síntese. Quando esta proteção não é mais necessária, um reagente adequado é usado para “desproteger” a porção protegida.

As aminas constituem um dos grupos funcionais mais comuns que precisam ser protegidos durante uma síntese. Pesquisadores passaram a introduzir o grupo 9-fluorenilmetiloxicarbonil (Fmoc) que, uma vez não mais necessário, pode ser removido em condições básicas.

O reagente que os pesquisadores escolheram para instalar o grupo Fmoc foi o cloreto de 9-fluorenilmetiloxicarbonila (Fmoc-Cl). Eles prepararam Fmoc-Cl tratando 9-fluorenilmetanol com fosgênio (COCl2).

Em uma publicação subsequente, os cientistas Carpino e Han forneceram vários exemplos de aminoácidos, aminoésteres e dipeptídeos protegidos por Fmoc. Finalmente, eles demonstraram que aminas orgânicas fortes, como piperidina, morfolina e etanolamina, podem ser usadas no lugar da amônia para remover o Fmoc.

Carpino e Han continuaram a patentear o Fmoc-Cl e outros derivados de Fmoc como compostos úteis na síntese de peptídeos e para a separação de isômeros ópticos. Uma patente subsequente reivindicou aminoácidos protegidos por Fmoc, particularmente fenilalanina. Ambas as patentes foram atribuídas à Research Corp. (New York).

Quer saber mais? Acesse
https://www.acs.org/…/fluorenylmethyloxycarbonyl…
Produto da American Chemical Society
Traduzido por Giuliane Fuzetto, arte por Mileide Barbosa e revisão por Milene Barbosa

#usp #moleculeoftheweek #moleculadasemana #ACS

 


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como esta em nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *