Charles Richard Drew

Hoje, a ACS USP Student Chapter te apresenta o médico, cirurgião e pesquisador afro-americano Charles Richard Drew. Ele foi responsável por descobrir o primeiro método para armazenamento de longo prazo de plasma sanguíneo e também organizou o primeiro banco de sangue em larga escala dos Estados Unidos.

Nasceu em 3 de junho de 1904, na cidade de Washington, D.C., Estados Unidos. Estudou no Amherst College e se graduou em 1926, logo depois fez seu mestrado na Universidade de McGill e posteriormente seu doutorado na Universidade de Columbia, enquanto fazia seu doutorado, pesquisava sobre as propriedades e preservação do plasma sanguíneo. Logo ele descobriu caminhos para processar e guardar grandes quantidades do plasma em “bancos de sangue”.

Como um grande especialista na área, ele organizou e dirigiu os programas entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha que levava o plasma para uso dos soldados no começo da Segunda Guerra Mundial, enquanto isso lutava pelos direitos dos afro-americanos que eram excluídos das doações de sangue pelas autoridades americanas.

Dr. Charles Richard Drew quebrou barreiras na América racialmente dividida para se tornar um dos cientistas mais importantes do século XX. Suas técnicas salvaram milhares de vidas na Segunda Guerra Mundial e formaram o procedimento padrão para o armazenamento e preservação de sangue a longo prazo, técnicas adaptadas posteriormente pela Cruz Vermelha, importante instituição internacional.

Gostou da história deste importante cientista e quer saber um pouco mais? Acesse as fontes que utilizamos para escrever a publicação!!

Fontes:
https://www.acs.org/…/whatisch…/african-americans-in-sciences/charles-richard-drew.html​ e ​https://www.britannica.com/biography/Charles-Richard-Drew

 


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como essa nas nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *