Antoine Henri Becquerel

Hoje, a ACS USP Student Chapter te apresenta o Físico Francês Radioatividade Natural. Embora tenha se graduado em Física, Becquerel contribuiu significativamente para a Química, principalmente no que tange os estudos de radioatividade. Inclusive, recebeu um Prêmio Nobel de Física em 1903 compartilhado com Pierre e Marie Curie, os quais também eram adeptos a pesquisas de substâncias radioativas.

Nascido em Paris, no dia 15 de Dezembro de 1852, Henri cresceu em uma família de cientistas, o que o proporcionou a motivação de seguir o exemplo de seu pai Alexandre-Edmond Becquerel e seu avô Antoine-César Becquerel. Graduou-se em física na École Polytechnique (Escola politécnica), onde também foi professor de Física Aplicada anos mais tarde. Além disso, auxiliou seu pai como naturalista no Museu Nacional de História Natural.

O trabalho com seu pai levou-o a ter uma grande experiência com compostos de urânio e materiais fluorescentes, experiência esta que colaborou para que fizesse descobertas acerca da radioatividade, a partir da observação de sais de urânio que eram colocados sobre placas fotográficas e emitiam luz após serem expostos ao Sol, cunhando o termo “Radioatividade Natural”. Dessa forma, tornou-se um cientista influente também para a área Química.

Legal né? Embora tenhamos resumido suas contribuições, Becquerel foi extremamente importante para a sociedade científica. Ficou interessado em saber mais sobre ele? Acesse as fontes que usamos para a elaboração desse post massa!

Fontes: https://www.britannica.com/biography/Henri-Becquerel & https://www.britannica.com/…/Academy-of-Sciences-French-org…

 


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como essa nas nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *