Akuammine

Posso ser a chave para o desenvolvimento de medicamentos opióides melhores. Que molécula eu sou?
Akuammine é um alcalóide indol encontrado nas sementes da árvore akuamma (Picralima nitida) que cresce em vários países da África Central. Seu nome alternativo resulta de sua presença na Vinca major, a videira nativa do Mediterrâneo Ocidental.
As sementes de P. nitida têm sido usadas na medicina tradicional para tratar a dor e a febre. A própria Akuammine possui propriedades farmacológicas, como atividade antimalárica.
Este ano, um estudo conduzido por Andrew P. Riley da Universidade de Illinois em Chicago, Richard M. van Rijn, da Purdue University (West Lafayette, IN), e seus colegas mostraram que akuammina e três alcalóides semelhantes isolados de P. nitida visam principalmente os receptores opióides no sistema nervoso central dos camundongos. Os autores concluíram que “sua atividade de preferência por opióides […] sugerem que os alcalóides akuamma fornecem estruturas distintas a partir das quais novos opióides com propriedades farmacológicas exclusivas e utilidade terapêutica podem ser desenvolvidos.”
Produto da American Chemical Society
Texto por Giuliane Paschoal, Arte por Mileide Barbosa, e Revisão por Milene Barbosa

Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como esta em nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *