A química do perfume

Você já se perguntou qual a composição dos perfumes? A resposta será respondida neste Química do Cotidiano.
Historicamente o perfume surgiu há 800 mil anos quando se aconteciam oferendas aos deuses com a fumaça advinda da queima de folhas secas e madeira. O termo perfume surge do latim das palavras per (que significa origem de) e fumare (fumaça).
As fragâncias são complexas misturas orgânicas que contém odores específicos, atualmente o sistema de classificação engloba 14 grupos organizados pela volatilidade sendo: cítrica, lavanda, ervas, aldeídica, verde, frutas, florais, especiarias, madeira, couro, animal, almíscar, âmbar e baunilha. Sabia que um bom perfume tem vários cheiros? Chamadas “Notas”, eles têm: Nota superior (cabeça), é mais volátil aparece aos primeiros 15 min, nota do meio depois de 3-4 hrs, e a nota de fundo até 4-5hrs, chamada de fixador.
A fragrância por muito tempo foi extraída em óleos essenciais de flores, plantas, raízes e de alguns animais selvagens. Entretanto, atualmente no mercado grande maioria dos perfumes são criados em laboratório, os químicos produzem sintéticos para reduzir custos e evitar a extinção de animais e materiais vegetais.Também são criados novos compostos com aroma similar.
A extração ocorre por diferença de solubilidade, volatilidade, temperatura de ebulição. Dependendo, a forma de extrair muda. Exemplo: usar solvente como o éter para óleo essencial de flores, e vapor da água em folhas para óleo de eucalipto. Óleos essenciais tem vários componentes diferentes, chegando a ter até 30! Mas, cada óleo tem um componente principal: Citronelol (rosas), Lemoneno (laranja), linalol (flor de laranja), Cis-jamona (jasmin).
A composição dos perfumes vai mudar já que depende também da quantidade usada de solvente e fixador, o solvente geralmente etanol com água, e o fixador para retardar a evaporação. E porque alguns são tão caros? Quanto maior a essência, mais caro é. Por isso o diferente nome para cada e quanto contém de essência: Perfume 15%, Loção perfumada 8%, Água de toalete 4%, Água de colônia 3%, Deocolônia 1% .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *