A química do gás de cozinha

Você já se perguntou qual a química por trás do gás de cozinha, mais conhecido como o nosso famoso botijão? É disto que vamos discutir na publicação de hoje!

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido popularmente como gás de cozinha, é composto originariamente por derivados do petróleo e por gases – como Propano (C3H8), Propeno (C3H6), Butano (C4H10) e Buteno (C4H8), que por causa da composição majoritariamente formada por gases, como propano e butano, as reações transformam o GLP em um fluido sem odor e incolor.

Mas você deve estar se perguntando: e o cheiro que sentimos quando há vazamento de gás? Bem, o cheiro é proveniente da presença do enxofre na composição do fluido. O elemento químico é adicionado para que, caso haja algum tipo de vazamento, seja possível identificá-lo e pará-lo rapidamente.

Enquanto substância fora do botijão, permanece no estado gasoso, contudo quando ele é encapsulado passa do estado gasoso para o líquido. Transição essa que ocorre em decorrência dos átomos dos elementos químicos, que se distanciam um dos outros, quando em contato direto na reação.

Por isso, é importante ocupar apenas 85% do seu espaço de armazenamento, uma vez que, o espaço impede que a pressão sobre o gás seja muito grande e ele exploda. Assim, além de ser uma forma de segurança, também facilita o armazenamento.

Quer saber mais sobre?

Fontes: https://conhecimentocientifico.com/gas-de-cozinha/ https://www.consigaz.com.br/gas-glp/

Texto de Larissa Dias, Arte por Henrique Fazan e Revisão por Beatriz Lopes


Gostou do nosso conteúdo?

Acesse mais postagens como esta em nossas redes sociais:

Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *